Como a venda online se transforma em vantagem competitiva para distribuidoras?

De maneira crescente, a venda online se transforma em vantagem competitiva para distribuidoras de todos os segmentos. Isso se explica em um cenário de competitividade cada vez mais acirrada, onde agilidade e assertividade são uma exigência, transformando essa forma de negócios em estratégia de expansão.

Da mesma forma, essa é uma tendência que vem crescendo no mercado B2B. Neste sentido,

Por intermédio da evolução tecnológica e a intensificação de plataformas digitais, a venda online já é uma realidade consolidada para diversas empresas. As quais neste cenário, passam a se beneficiar com possiblidades de se relacionarem com seus clientes de maneira ágil, segura, eficiente e personalizada. Além disso potencializa resultados, uma vez que otimiza processos de trabalho, amplia oportunidades de vendas e reduz custos operacionais.

Quais as vantagens da venda online para as distribuidoras?

São inúmeras as vantagens e benefícios que as distribuidoras percebem ao aderirem à venda online, destacamos algumas delas abaixo:

  • Ampliar oportunidades de negócios

    Por meio de análises precisas e ações de marketing digital direcionadas, é possível abordar clientes não positivados em outras modalidades de venda. Assim como ampliar o território geográfico de atuação, gerando negócios adicionais para a empresa.

  • Ampliar o alcance de produtos

    Ao aliar o acompanhamento do comportamento de compra do cliente em conjunto com análises de tendências de mercado, é possível apresentar ofertas de produtos adicionais. Desse modo a distribuidora intensifica o mix de produtos apresentados, o que resulta em aumento do ticket médio de venda.

  • Ofertas personalizadas

    Assim além da personalização do mix de produtos apresentado, é possível por meio da venda online personalizar as condições comerciais de cada perfil de cliente, com descontos, combos e condições de pagamento específicas. Portanto o relacionamento comercial se transforma em uma experiência mais próxima, assertiva e duradoura.

  • Disponibilidade

    Da mesma forma, em um cenário tão dinâmico quanto é o mercado distribuidor, disponibilidade para atender o cliente quando e como ele quiser é uma vantagem competitiva essencial. Neste sentido, oferecer canais de vendas acessíveis 24h por dia, 07 dias por semana, possibilitando que o comprador do varejo compre na hora que é mais adequada para a sua rotina, pode intensificar as vendas da distribuidora.

  • Redução de custos operacionais

    Com a tratativa de venda online, aliada à concentração de regras comerciais e financeiras em plataformas específicas e integradas, a automação de processos se transforma em uma realidade. Como resultado disso, as empresas que aderem a esse modelo de negócios percebem redução de custos operacionais. Tanto os que envolvam os deslocamentos da venda presencial, ou mesmo o dispêndio de tempo com atividades administrativas. Possibilitando assim direcionar o investimento destes custos para outras áreas mais estratégicas da distribuidora.

Por fim, é possível perceber que a venda online apresenta muitos benefícios para o mercado B2B. Em especial para as distribuidoras, que atuam com vendas de produtos em grande quantidade, e com regras comerciais mais específicas.

Todos esses benefícios direcionam para a intensificação de resultados para as empresas. Que ganham em agilidade e disponibilidade de atendimento, personalização de negócios e aumento da participação de mercado, seja por ampliar a região e volume de clientes, ou mesmo pela intensificação do mix de produtos ofertados.

Como está o cenário da sua distribuidora, a venda online já é uma realidade do seu negócio?